Pé de Barro.jpg

HISTÓRIA

 

A história do Pé de Barro se entrelaça com a história do Edvaldo Vanini.

 

Desde muito cedo, na infância em Santos, já brincava com os amigos usando técnicas verticais de forma rudimentar, explorando as encostas, praticando trekking, sobrevivência, vegetação e nado.

 

Quanto ao ciclismo, costumamos brincar que a criança, Edvaldo Vanini, já nasceu pedalando. Sua paixão pela Bike e mountain bike  o acompanha desde sua tenra idade. E até hoje, participa de atividades de longa distância, como Rota das Fazendas e Audax.                                   

 

No Exército, começou a entender de fato, o rapel e as técnicas de sobrevivência e mateiras.

 

Na época o Rapel, não havia normas regulamentadoras ou informações técnicas como nos dias de hoje. O conhecimento, se deu de forma auto – ditada e pela vivência nas atividades, acumulando uma experiência de mais 30 anos nas técnicas verticais.

 

Em 2007, o Vanini como Diretor Operacional da ONG Linea (Liga Nacional de Esportes de Aventura) ingressou no Conselho Consultivo da Serra do Mar.

 

O trabalho consistia no levantamento do nível e potencial das trilhas do Parque estadual.

 

Preocupado com meio ambiente, participou da Organização do Turismo Sustentável na APA (Área de Proteção Ambiental) Capivari e Monos e Brigada Ambiental Mirim. Um projeto apresentado para o Ministério do Turismo com aprovação e custeio.

 

O Projeto abrangia a formação de monitores ambientais adultos e mirins assim como a conscientização dos moradores da APA.

 

 

 

<

VANINI.jpg
VANINI4.jpg
VANINI2.jpg
VANINI5.jpg

ORIGEM DO NOME PÉ DE BARRO

 

De 2007 a 2009, enquanto fazia o levantamento do nível e potencial das trilhas do Parque estadual da Serra do Mar, uma das integrantes da Equipe brincava com o Vanini por sempre estar com as botas cheio de barro. Para atrair sua atenção o chamava de Pé de Barro. O apelido se firmou, e o Vanini tornou-se o Pé de Barro, porque as botas, pés, viviam cheios de barro.

 

O nome se fixou desde então, formando uma equipe para a prática de atividades como Rapel, Trekking, Mountain bike, Canoying, Rafting, Caving,  Bushcraft, Escalada e Paraglider, onde o logotipo foi desenvolvido para a  empresa Pé de Barro Adventure Club.

 

Uma empresa de Turismo de Aventura que ministra cursos em técnicas verticais, Rapel e Escalada Esportiva,

Curso em Primeiros Socorros, Técnicas Mateiras, profissionalizantes de trabalho em altura através Normas Regulamentadoras (NR 18, NR 33 e NR 35), como também o Curso de Condutor de Turismo de Aventura e

Monitor ambiental.

TRAJETÓRIA DO PÉ DE BARRO AO LONGO DOS ANOS